A Periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata as doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode ser classificado como uma gengivite ou como uma periodontite.
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias que se depositam sobre a superfície dos dentas e ao redor da gengiva e que se forma quando não há uma correta higienização dos dentes.
Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa.
Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor. Os principais sintomas são:
Inicialmente, o tratamento deverá se feito pelo dentista.
No caso da gengiva, uma profilaxia (limpeza) e posterior escovação e uso do fio/fita dental fazem a doença regredir.
No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como a raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso, tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e uso do fio/fita dental.
Prevenir a doença periodontal é muito fácil! Basta ter uma escovação efetiva e regular, e usar diariamente fio/fita denta. As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças da boca.